POEM – Miotomia Endoscópica Peroral no tratamento da acalásia
Antes de iniciar o tratamento é importante que o paciente faça uma avaliação completa, com Endoscopia Digestiva Alta, Manometria de alta resolução e o Raio-X contrastado.
A adaptação da dieta, mudando para alimentos de consistência líquida e pastosa é importante, pois a desnutrição causada pelo emagrecimento dificulta a cicatrização e aumenta os riscos de complicações pós tratamento. O acompanhamento com nutricionista é recomendado.
Tratamento Endoscópico:
A acalasia pode ser tratada através de dilatação esofágica e injeção de toxina botulínica, porém são opções temporárias e com resultados limitados.
Cirurgia Endoscópica : Miotomia Endoscópica Per-Oral – POEM
É hoje a melhor opção terapêutica para o tratamento da acalasia, independente da etiologia. Está indicada para os pacientes com megaesôfago Graus I, II e III, e tem a vantagem de ter menores taxas de complicação com excelentes
resultados.
Tratamento Cirúrgico
Está indicado para pacientes com acalasia até grau III.
O tratamento cirúrgico pode ser feito com a cirurgia de Heller, onde é realizada uma miotomia (corte do músculo do esfíncter inferior do esôfago) por via laparocópica, porém hoje existe uma opção com excelentes resultados e menos invasiva que é o POEM.
Fonte: acalasia.com.br