ESCLEROSE VARIZES

A esclerose das varizes é um tratamento simples que pretende eliminar as indesejadas “varizes estéticas” (varizes que aparentemente não são problemáticas, mas que se gostaria de eliminar). As varizes aparecem no decurso dos anos. As varizes são dilatações anómalas das veias que se formam devido à incapacidade da parede venosa para manter a sua função e impulsionar o sangue para o coração. Além disso, podem provocar complicações, tais como flebites, tromboses, úlceras, hiperpigmentações, êxtase sanguíneo, que provoca sonolência, formigueiros, além de se tornarem dolorosas com a passagem do tempo.

A esclerose das varizes pode ser efetuada mediante duas técnicas:

  • Esclerose: consiste em injetar, dentro das varizes, um produto esclerosante que provoca uma reação inflamatória nas paredes internas das veias doentes, unindo-as e fazendo com que as veias permaneçam fechadas. O sangue circulará por outras veias saudáveis, melhorando a circulação e a oxigenação dos tecidos periféricos.

  • Esclerose com espuma: utiliza o mesmo método que a técnica anterior, mas desta vez injeta-se o esclerosante em forma de espuma para obter um maior contacto com as paredes com menores concentrações, diminuindo os efeitos secundários.
    Os dois procedimentos têm a mesma eficácia, mas a determinação da utilização de um ou de outro será efetuada de acordo com as caraterísticas das varizes a tratar.

O procedimento é praticamente indolor e o paciente só sentirá a picadela da injeção do esclerosante.

Conselhos para depois do tratamento:

  • Após o tratamento, recomendaremos por vezes uma ligadura de compressão.

  • Deve-se evitar a exposição solar e utilizar proteção solar para evitar o aparecimento de manchas na pele.

  • Devem-se melhorar os hábitos alimentares e posturais para ajudar a melhorar a circulação.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.